QUEM É VOCÊ NESTA ESPERA?...
Faz dois mil anos que gente como eu aguarda a volta de Jesus. Estou no roll onde figuram gente como Maria, Pedro, João, Paulo, Barnabé, Tomé, e bilhões de outros no curso destes dois últimos milênios.
Outros bilhões, mais bilhões ainda..., passaram por aqui [...] por este planetinha [...] sem saberem de nada disso [...]; e, portanto, sem tal esperança explicita, não em relação a Jesus, ainda que, em muitos povos e nações, sempre tenha havido a Figura do Enviado Divino [...] -- sempre aguardada.
Na sequência de Mateus 24 e 25 Jesus nos advertiu quanto à "demora" desse aguardar...e suas possíveis CONSEQUÊNCIAS para a alma de cada um de nós.
Leia Mateus 24 e 25 e veja:
É porque "o Senhor demora" que alguns dos "administradores dos Seus bens" se arvoram a postarem-se como "donos do negócio", e, além disso, ainda usam e abusam dos seus conservos, igualmente "contratados" pelo "Senhor que demora"...
É porque "o Noivo tarda" que as "virgens" dormem [...] todas elas [...] inclusive as "prudentes", as que levaram azeite para uma eventual longa espera pelo "Noivo".
É porque "o Senhor só vem depois de muito tempo" que um dos que haviam recebido "talentos", dons e potenciais para multiplicar durante a "estada" de "espera" [...] decidiu enterrar o que tinha, ao invés de multiplicar, tornando a sua "espera" algo que fosse um "estada" útil.
Não se diz isso... [...] - mas é também porque "o Senhor demora" que muitos passam a somente ver Deus na vida nas expressões das simbolizações religiosas explicitas do sagrado, e, por causa disso, perdem a possibilidade de saber intuitivamente de Deus como encarnado nos pequeninos e em toda necessidade humana. Daí os do primeiro grupo [os do 'nunca te vimos'] terem dito que "nunca viram o Senhor" passando "necessidades", enquanto os dos segundo grupo disseram que fizeram o que fizeram, "não por causa do Senhor", mas porque não poderiam ter deixado de ser e fazer o que fizeram diante da calamidade humana.
Ora, o que Jesus ensinou é que...
1. Ele demoraria, segundo os padrões humanos de "espera";
2. por causa disso uns se tornariam maus e abusadores dos irmãos;
3. por causa disso uns outros perderiam a alegria e cairiam no "sono" da desesperança;
4. por causa disso outros "se enterrariam" na existência, pela falta de alegria no viver, pela falta de Graça no crer...;
5. por causa disso muitos e muitos perderiam a possibilidade de ver que a única religião de Deus é o amor que serve ao próximo pelo próximo, e não por causa de Deus.
Apenas uma pergunta:
QUEM É VOCÊ NA ESPERA?
Pense nisto!
Caio
2 de julho de 2013
DF
.............................................................................
A VIDA NA ESPERA
O existir em Cristo acontece em um ambiente de paz tensionada.
Paz tensionada?
Sim! É a paz que acontece entre a esperança que se fundamenta na intervenção de Deus no mundo, e, de outro lado, o mandamento que ordena que se viva aqui, na presente ordem de coisas, como se nós mesmos fossemos os potenciais solucionadores de todas as coisas.
É assim que nas Parábolas da Volta do Senhor, em Mateus 24-25, em todas se vê o mesmo espírito: o discípulo precisa ser dos que trabalham enquanto aguardam a volta de seu Senhor.
Sim! Enquanto se aguarda é para cuidar bem dos irmãos e de todo ser humano. Também é para aumentar a carga dos dons e talentos em serviços a Deus nas vidas de todos os humanos que cruzem nosso caminho. É até mesmo para escolher o caminho perigoso, como visitar os presos injustamente, a fim de consolá-los.
"Bem-aventurado é aquele servo que for achado fazendo assim quando o seu Senhor voltar!" — disse Jesus.
De outro lado Jesus disse "ai" para o servo que faz diferente do amor.
Sim! Pois é muito fácil o servo tornar-se opressor e manipulador dos irmãos e dos homens. Mais fácil ainda é, pela desesperança, entregar-se ao anestesiamento, à embriaguez psicológica e espiritual. Na mesma seqüência torna-se simples dormir de falta de ânimo espiritual na espera do noivo, como virgens insensatas fariam. E mais: pode-se também apenas esconder a vida, os dons, a graça, o amor que se dá, e, assim, enterrar o talento, alegando-se que Deus é severo demais para que se brinque com Seus dons em nós.
Por último, Jesus disse que é possível que o servo fique cego, e, portanto, somente reconheça Jesus no braile dos signos da religião, e, assim, deixe de ver Jesus em todo homem, conforme Mateus 25, na Parábola das Ovelhas e Cabras.
Na seqüência dessas Parábolas de Mateus 24-25 algumas coisas ficam claras acerca da espiritualidade do discípulo preparado para aquela Grande Hora.
Sim! O discípulo serve a Deus explicitamente, tendo consciência de que assim faz quando serve os irmãos declarados como irmãos, na fé. Porém, além disso, Jesus deixa claro que o discípulo precisa deixar de ver os irmãos entre os homens, e, assim, passar a servir a todos os homens como irmãos.
O galardão do homem cresce nele quando a vida deixa de estar dividida entre crentes e incrédulos como sendo objeto de tratamento diferenciado por parte do discípulo.
O modelo escatológico do amor humano é o chamado "Bom Samaritano", que, seguindo o seu caminho, dentro ou fora dos termos geográficos de seu andar, vai juntando gente quando encontra, sem perguntar jamais pelo pedigree ou pela origem ou pelo projeto de vida.
Nesses dias de avareza, de indiferença, de egoísmo everestiano, de iniqüidade insensibilizante, de abusos cometidos em nome de Deus, de fanatismo assassino, de devoção a demônios, de descrença em Deus e no amor — nada é mais significativo do que aprender a viver na tensão da paz operante, que é paz não acovardada e não desesperançada.
Sim! Pois a verdadeira para é ativa, propositiva e comprometida com ela própria como bem para todos.
Daí os filhos da paz serem também ativos na promoção da pacificação dos homens.
Assim é o caminho do discípulo enquanto espera!
Nele,
Caio
15 de dezembro de 2008
Lago Norte
Brasília
DF
Marcello Cunha , Vem&Vê TV | Redes do Caminho | Caminho Nações
21 84617826 | redes@docaminho.com | skypemarcellocunha
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "mentoresdocaminho" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para mentoresdocaminho+unsubscribe@googlegroups.com.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.
0 comentários:
Postar um comentário